Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Imagem ilustrativa
Sala Luís de Pina
Texto maiorTexto normalTexto mais pequeno
Luís José de Pina Guimarães (1901-1972), licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1927, doutorou-se na mesma Faculdade em 1930. Reconduzido no cargo de Professor Auxiliar do IV Grupo (1936), passou a catedrático de História da Medicina e Deontologia Profissional em 1944. A sua actividade docente e de investigação científica versou a Anatomia e Antropologia Física, a Medicina Legal, a Psicologia e a Psiquiatria, mas fundamentalmente a História da Medicina e a Deontologia Profissional. Publicou algumas centenas de trabalhos inéditos. Fundou ou activou Sociedades Médicas e Centros de investigação de inegável valor para o progresso científico nacional. Foi o primeiro director da Faculdade de Letras (1961-66), Provedor da Santa Casa da Misericórdia (1953-55), Vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Porto (1935-37), Presidente da Câmara Municipal do Porto (1945-49), Vice-Presidente do Conselho Regional da Ordem dos Médicos (1942-44), Deputado à Assembleia Nacional (1938-46), entre outros. Reconhecido o seu mérito por estudiosos nacionais e estrangeiros, grangeou elevadas distinções. Luís José de Pina Guimarães funda o Museu de História da Medicina Maximiano Lemos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1933, dirige, coordena e organiza a sua transferência em 1959/60 para as nossas instalações no novo edifício na Asprela.
A Sala Luís de Pina reune a obra científica, literária e artística do Professor Luís de Pina. Autor de uma vasta bibliografia médica maioritariamente relativa à História da Medicina legou os originais dos seus muitos trabalhos ao Museu Maximiano Lemos que criara. As inúmeras potencialidades artísticas do Professor reproduzidas em desenho, caricatura e escultura encontram-se aí representadas embora se possam presenciar nos exemplares expostos noutras salas e na Biblioteca especializada do Museu. O Professor sempre teve presente homenagear os docentes da Escola Médica do Porto que mais contribuiram para valorizar os estudos médico-históricos em Portugal. Por este motivo foi oportuno expôr na Sala Luís de Pina os retratos a óleo e as fotografias desses Professores: Maximiano Lemos, Gouveia Osório, Pedro Dias, Carlos Lopes, João de Meira, Hernâni Monteiro e Maria Olívia Rúber de Meneses. Nesta sala figuram algumas fotografias do Professor Luís de Pina alusivas às múltiplas actividades que desenvolveu bem como uma caricatura de autoria de Santana representando o Professor aquando da sua presidência na Câmara Municipal do Porto (1945-49) - oferta do seu filho, o escultor Paulo Pina (f. 1993).

Cumpre lembrar a figura notável da Escola Médica do Porto, o Professor Hernâni Monteiro (1891-1963) representado nesta sala.

O Mobiliário e os objectos pessoais do seu escritório bem como a correspondência, as fotografias, e muito da obra literária do Professor pertencem ao Museu de História da Medicina Maximiano Lemos. Foi com satisfação que o Professor Luís de Pina acolheu estas recordações do saudoso Professor. Pelo Professor Hernâni Monteiro sentia uma estima e consideração especiais e muito reconhecido se sentia por ter sido este Professor "um dos mais devotados animadores da organização e instalação do Museu de História da Medicina", segundo palavras suas.

Por dificuldades de espaço nesta sala centralizam-se os serviços de secretariado.

Ir para o topo
Museu de História da Medicina Maximiano Lemos
© 2005-2006 FMUP    |    Ficha técnica